Nietzsche
A Franz Overbeck na Basiléia (cartão-postal).
[Sils-Maria, 30 de julho de 1881]
Estou inteiramente espantado, inteiramente encantado! Tenho um precursor e que precursor! Eu não conhecia quase nada de Espinosa; que eu agora ansiasse por ele foi uma “ação do instinto”. Não só, que sua tendência geral seja idêntica à minha — fazer do conhecimento o afeto mais potente — em cinco pontos capitais de sua doutrina eu me reencontro, este pensador, o mais fora da norma e o mais solitário, me é o mais próximo justamente nestas coisas: ele nega o livre-arbítrio —; os fins —; a ordem moral do mundo —; o não-egoísmo —; o mal —; se certamente também as diferenças são enormes, isso se deve mais à diversidade de época, de cultura, de ciência. In summa: minha solidão, que, como sobre montes muito altos, com freqüência provocou-me falta de ar e fez-me o sangue refluir, é ao menos agora uma dualidão. —Maravilhoso! Aliás, meu estado de saúde de forma alguma corresponde às minhas esperanças. Tempo excepcional também aqui! Eterna variação das condições atmosféricas! — isso me leva ainda a deixar a Europa! Preciso ter céu limpo durante meses, senão eu não consigo avançar. Já 6 acessos graves, com duração de dois a três dias!!—Afetuosamente
Seu amigo.
Tradução Homero Santiago
Publicado nos Cadernos Espinosanos, n. XVI, jan-jun 2007 – ISSN 1413-6651.
6 comentários:
Muito interesssante esta ligação entre Nietzche e Espinosa. Deleuze chama a atenção para isso. Porém, aqui trata-se do próprio Nietzsche reconhecendo isso: "tenho um precursosr"
Parabéns pelo blog!
O que testemunhamos nesta carta de Nietzsche é a potência vitalizadora dos bons encontros. Encontrar Espinosa, nomeá-lo precursor, em um momento em que sua saúde se precariza, o enche de alegria, o ENCANTA!
Note-se, tb, que NTZ, à semelhança do crucificado, tem um precursor, SPNZ, seu joão batista, o que alerta o mundo da chegada iminente do superhomem!!! Grande Nietzsche, Spinoza maior ainda!
Nietzsche Jesus
Spinoza João Batista
Deus Heráclito?
Espirito Santo a Pomba Gira?
...
Gigante em reconhecer outro gigante do pensamento humano. Se todos os homens conhecessem Spinoza e Nietzsche a Liberdade e a plena realização do ser humano estariam muito mais próximas e seríamos mais realizados e felizes, sem falsas crenças que só servem para enganar e aprisionar as pessoas.
Espinosa também critica a humildade e a compaixão, tal como Nietzsche. Em Espinosa existe ainda um conceito (conatus) parecido com a «vontade de poder».
Postar um comentário